
Teste da Orelhinha - SUS


Sobre o exame:
Exame fundamental para detectar se o recém-nascido tem problemas de audição onde, após a sua realização, é possível iniciar o diagnóstico e o tratamento das alterações auditivas precocemente - se detectadas.
O ouvido de um bebê começa a se desenvolver no útero da mãe (20º semana de gestação) e é um órgão delicado e sensível, que pode sofrer danos. A audição normal é fundamental para o desenvolvimento da linguagem e do aprendizado escolar. A maior parte dos casos de surdez só é descoberta quando a criança já deveria estar falando e não fala, perdendo-se aí um tempo precioso no tratamento.
O Teste da Orelhinha, também chamado de Triagem Auditiva Neonatal ou de Emissões Otoacústicas, é um exame fundamental para detectar se o recém-nascido tem problemas de audição. Após a sua realização, é possível iniciar o diagnóstico e o tratamento das alterações auditivas precocemente.
-
Exame rápido, não dói e não são usados medicamentos;
-
Realizado em sono natural;
-
É colocado um pequeno microfone acoplado a um equipamento digital na orelha do bebê, que emite sons de fraca intensidade, recolhendo e registrando as respostas que a orelha interna produz;
-
Deve ser feito preferencialmente em recém-nascidos, mas também pode ser feito em pessoas de todas as idades.